Desde o início da educação
escolar absorvemos diferentes conteudos de forma que com o simples
aprendizado que tivemos, seja suficientemente o bastante para
conseguimos fazer associações usuais não só na matemática mas em
qualquer outra disciplina no nosso dia a dia. O conceito de frações é
um assunto que nos deparamos frequentemente.
No pré escolar nos é passado a noção de divisão baseando-se no
manuseio de materiais concretos que são ferramentas importantes no
ensino da matemática, é o que chamamos de matemática concreta. É mais fácil
identificar as operações fundamentais com materiais concretos do que
com propriedades que são abstratas para o nosso raciocínio.
O estudo de fração apresenta uma necessidade maior do
uso de materiais concretos, pois, trata- se de mostrarmos uma parte
inteira subdividida em outras partes que juntas formam o inteiro. Esses
conceitos elementares associados as frações nos possibilita trabalhar melhor futuramente com os números racionais, cujo a contextualização parte dos estudos de propriedades de frações.
Os números racionais
tem por definição, que um número é racional quando um número pode ser
escrito da forma P/Q onde Q é diferente de 0. Resumindo, os números
racionais são aqueles que podem ser escritos em forma de fração. A
definição anterior nos mostra que um número cujo o denominador é P, e o
denominador é Q, onde Q é diferente de 0. Como não existem frações com
denominador igual a 0, podemos concluir que as frações são números
racionais. Em algumas definições de números racionais o termo razão pode
aparecer como um termo equivalente a fração.
O conceito da divisão associado ao estudo de frações é algo que
podemos utilizar par a identificação de certo número racional, quando
por exemplo temos:
2/4, uma fração cujo o numerador é 2 e o denominador é 4, ou pode-se
dizer que é um número racional cujo valor de P/Q é igual 0,5 ; que é o
valor da divisão de 2 por 4. Para a identificação do número racional
ter sido realizada e o número racional ter sido identificado foi
necessário que o denominador da fração ou o valor de Q, na definição
P/Q, fosse diferente de 0.
Logo fica fácil de observar a relação entre esses direta entre esses
dois assuntos dentro do ensino da matemática, tornando assim os assuntos
de divisão e frações pré requisitos necessários no estudo dos números
racionais, que também servem de estudo para outras definições
matemáticas.
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