Postagens populares

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Frações

Geralmente, quando as pessoas vão se divertir, sair em grupo e fazer demais atividades com amigos e colegas, podem se deparar certas vezes com situações onde aparecem as frações. Uma ida a pizzaria por exemplo nos permite perceber como é divididaa pizza, em partes iguais, ou seja, a pizza que é a parte inteira é dividida em outras partes denominadas partes fracionadas. Comumente a pizza é dividida em 8 partes iguais, sendo que cada parte é denominada 1/8 (um oitavo); nós não temos o costume de chegar a pizzaria e falar com alguém que está a mesa “me dê 3/8 (três oitavos) de pizza”.  Na verdade todos nós pedimos 3 pedaços de pizza, e nem chegamos a dizer “me dê 8/8(oito oitavos) da pizza”, pedimos logo a pizza inteira pois 8/8 quer dizer uma parte inteira.
Outra situação interessante em que deparamos com frações é quando estamos diante de uma receita por exemplo, onde aparece na lista de ingredientes. Veja: 1/2 xicara de chá de açucar … ou 3/4 de colher de açucar, e tantas outras.
Sabemos que 1/2 xicara de chá de açúcar quer dizer a metade de uma xicara de de chá de açucar, e certamente não associaremos a uma fração o que realmente podemos identificar como a metade. Agora além dos exemplos anteriores, podemos fazer a associação das partes fracionadas, a um assunto que é muito conhecido no nosso dia a dia que é a porcentagem.
O próprio nome nos leva a vera semelhança entre porcentagem e fração. A palavra porcentagem nos permite pensar, fazendo a separação já podemos imaginar, veja: por centagem, algo por cento, “alguma coisa” sobre 100. Com números já  transformamos em fração como por exemplo 75 porcento que na forma de fração ficaria da seguinte forma 75/100.
A partir da fração que construimos através do termo porcentagem podemos fazer a simplificação que é a transformação da fração maior em uma menor de mesma equivalência.
Simplificando a fração 75/100 chegamos na fração 3/4 que é uma fração equivalente a 75/100.
Voltando à nossa lista de ingredientes da receita, podemos lembrar que 3/4 de colher de açucar, poderia vir como 75%(% é símbolo da porcentagem). Ou ao chegarmos a pizzaria você pode pedir 25% da pizza ou 75%. Isto é 2/8 e 6/8 da pizza (lembrando que a pizza dividida em oito partes iguais). E com tantas outras formas e situações que podemos nos deparar e utilizar frações, vamos poder identificar as melhores formas de utiliza-las a modo de facilitar o entendimento e a utilização delas. As partes a serem relacionadas ficam mais claras para entendimento sobre as frações já que para trabalhar com as frações é necessário o uso da matemática concreta, onde podemos visualizar partes inteiras, que originam as frações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário