Postagens populares

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cincurferência

A circunferência é o conjunto de todos os pontos de um plano, que estão a uma mesma distância de um determinado ponto, chamado centro. Essa distância é denominada raio r da circunferência.
O comprimento C de uma circunferência de raio r pode ser determinado retificando-se a cirtunferência:
Arcos e ângulos
Consideremos dois pontos, A e B, em uma circunferência de centro O. o ângulo formado pelos segmentos OB e AO, com o vértice no centro, é denominado ângulo central.
AÔB = ângulo central
O ângulo central determina na circunferência dois arcos de circunferência:
Se A e B forem coincidentes, teremos um arco nulo e outro de uma volta.
Grau e Radiano
As unidades de medida de arcos são grau e radiano. Arcos de 1° é aquele cujo comprimento é igual a 1/360 do comprimento da circunferência. O arco de uma volta corresponde, portanto, a C=360°.
Arco de um radiano (1 rad), é aquele cujo comprimento é igual ao raio da circunferência em que esta contido.
Se 1 rad é a medida de um arco cujo comprimento (retificado) é igual a 1r, então 2 rad é a medida de um arco de comprimento igual a 2r, μrad é a medida de um arco de comprimento igual a μr e 2 μrad é a medida de um arco de comprimento e 2 μr. O arco de uma volta corresponte, portanto, C = 2μr. Logo:
Denomina-se medida de uma arco em radianos a razão entre seu comprimento e o comprimento do raio da circunferência em que está contido, ambos na mesma unidade de medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário